O PAPEL DO FARMACÊUTICO

Dia 20 de Janeiro – Dia do Farmacêutico

Farma

O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.

Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate – e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.

Monteiro Lobato

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

 

Curiosidade: Existem figuras conhecidas e intelectuais de nossa história mundial e nacional que exerceram a profissão de farmacêutico, como Carlos Drummond de Andrade, Henri Nestlé – inventor da farinha láctea e fundador da multinacional que leva seu sobrenome -, Alberto de Oliveira, fundador da Academia Brasileira de Letras, e John Pemberton, farmacêutico responsável pela criação da ultra-secreta fórmula da Coca-Cola.

O símbolo da profissão é representado pela cobra enrolada na taça. Essa imagem resume bem a missão desse profissional: a serpente representa a sabedoria, o poder, a ciência e a transmissão do conhecimento transmitido com sabedoria. A taça representa a cura.

Fonte: Texto editado – O farmacêutico e a sua importância para a sociedade | Portal Carreira & Sucesso