ARTIGO TRAZ UMA REVISÃO PIONEIRA SOBRE O CENÁRIO DO CÂNCER DE PULMÃO NO BRASIL

Um artigo revisou o cenário do câncer de pulmão no Brasil e revelou que é um dos tipos de câncer com maior incidência e uma das principais causas de mortalidade por câncer no Brasil. O artigo foi baseado em uma pesquisa de dados relevantes a respeito de prevenção, diagnóstico e tratamento no país.

A revisão mostra várias questões que precisam de atenção, tais como controle do tabagismo, educação dos pacientes, desconhecimento por parte dos pacientes, diagnóstico tardio e desigualdade de acesso ao tratamento de câncer no Brasil.

O artigo ainda propõe estratégias para ajudar a superar essas limitações e desafiamos os profissionais de saúde, a sociedade e os representantes do governo a trabalhar em conjunto e dar um passo à frente na luta contra o câncer de pulmão.

“Nosso trabalho revela importantes pontos que requerem um plano de ação estratégico para superar o impacto do câncer de pulmão no País. Entre estes pontos, posso destacar o combate ao tabagismo, a conscientização, o pronto diagnóstico e a disparidade no acesso”, ressalta um dos autores, o Dr. Luiz Henrique Araujo, MD, PhD – Oncologista e Pesquisador, Instituto Nacional de Câncer, Instituto COI de Educação e Pesquisa e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – Regional RJ.

A revisão do artigo contou com a participação e colaboração de médicos do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e do Grupo Latinoamericano de Oncologia Cooperativa (LACOG), o que possibilitou uma grande troca de informações para o resultado final.

 

Fonte: https://www.oncologiabrasil.com.br/artigo-traz-uma-revisao-pioneira-sobre-o-cenario-do-cancer-de-pulmao-no-brasil-1/